Papo de gato
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Papo de gato

Um espaço para humanos discutirem seus donos, os gatos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O que fazer ? Filhote querendo comer comida de castrado !

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mãe de gatos

Mãe de gatos

Boa tarde, gente !

Minha gata Alice Sophie é castrada, está gorda (7,5 quilos) e o veterinário sugeriu comida para castrados. Comecei a dar no domingo mas meu gato Carolino Rogério, filhote não-castrado, está comendo a comida dela e deixando de comer a dele que é de filhotes. O que faço ? Deixo ele comer a comida dela ou forço ele a comer sua comidinha ? Percebo que ele só come a dele de noite, quando eu o prendo para dormir.

louise_araujo

louise_araujo

Oi. Smile

Você deixa ração à vontade? Se sim, o ideal seria interromper isso: essa oferta de comida o tempo todo é um dos fatores que levam à obesidade em gatos - muitas vezes, eles (assim como nós) perdem o controle e acabam exagerando na comilança.

Por isso, acho que o primeiro passo - inclusive para a saúde da Alice - seria controlar a hora em que eles comem, colocando a ração em horários regulares. Dessa maneira, você também consegue separar o que cada um está ingerindo (sem o Carolino traçar a ração dela).

Não é muito bom que um filhote consuma ração de castrados simplesmente porque é uma ração (teoricamente) mais pobre em gorduras e calorias, duas coisas de que um filhote precisa para crescer bem. Ele está com que idade? Como é o nível de atividade física dele?

Mãe de gatos

Mãe de gatos

Olá, Carolino, se não me engano, deve ter uns 4 ou 5 meses e é muito fanfarrão. Corre e brinca o tempo todo, sempre em atividade, está no peso ideal. Já Alice é um Garfield na vida... dorme o tempo todo, raramente brinca mas mesmo assim é ágil, sobe nos lugares que interessa a ela, rs. Mesmo quando Carolino brinca com ela, ela fica na preguiça só olhando.

Vou procurar controlar a hora da comida deles... realmente deixo à vontade, principalmente quando passo o dia fora. Eu acho que vou fazer assim, vou colocar a comida deles na hora certa e ai separo os dois, para um não comer a do outro.

Devo oferece comida trêz vezes ao dia ou mais ? Ou menos ?

Obrigada pela sugestão !

louise_araujo

louise_araujo

É, eu acho que três vezes seria o ideal. Mesmo assim, se tiver um dia mais complicado, pode ser duas vezes (calma, eles podem reclamar, mas não vão morrer de fome. rs). É como eu faço aqui em casa: como não dou ração, sou obrigada a controlar os horários, e aí eles comem de manhã, à tarde e à noite. Às vezes eu coloco até uma quarta vez (meu marido dá o jantar deles, eu chego do trabalho por volta de 1h da manhã e ponho mais um pouquinho). Depois conta aqui como ficou! Smile

Mãe de gatos

Mãe de gatos

Olá,comecei ontem a colocar os dois para comerem separados.Carolino está dando trabalho pois parece não gostar de comer sozinho e para dar ânimo, tenho colocado o prato de ração dele perto de mim. Como ele dorme fechado num outro quarto, sei que come de noite, mas de dia tem sido mais difícil.

Alice não tem dado trabalho, graças a Deus !

Mãe de gatos

Mãe de gatos

Só esqueci de perguntar duas coisas, por quanto tempo devo deixar a comida à disposição ? Devo dar fora do horário caso peçam ?

louise_araujo

louise_araujo

O ideal é deixar até eles terminarem de comer - ou seja, começarem o ritual de se lamber. Em geral, esse é o sinal mais claro de que eles já estão satisfeitos. Se você puder brincar um pouco com eles antes, melhor ainda: isso imita o padrão que eles teriam na natureza (caçar - comer - se limpar - dormir).

A ração, apesar de parecer própria para ficar eternamente à disposição, também sofre deterioração se ficar exposta por muito tempo. Claro que ela é mais "durável" que uma comida fresca, mas nem é bom deixar por tempo demais porque ela pode oxidar. Então, quando eles terminarem de comer, pode guardar.

Quanto a dar fora do horário, não tem problema DESDE QUE você fique bastante atenta para diferenciar se é fome de fato ou só gula. Aqui em casa eu percebo a sazonalidade do apetite deles: no verão, por conta do calor, eles comem menos; no inverno, comem mais - a menos que seja um daqueles dias muito frios, quando eles passam mais tempo dormindo (e, portanto, comendo menos). Percebendo que realmente é fome, acho que pode dar um pouco fora do horário sim. cat

Mãe de gatos

Mãe de gatos

OK, obrigada !

MarinaGC



Oi gente!

A minha veterinária tinha recomendado que eu colocasse a ração a disposição, uma vez por dia, com a quantidade recomendada pelo fabricante. Porém, como vejo que a Dinah come mais na hora que eu coloco a ração (porque está mais fresquinha, com cheirinho), eu separo em duas vezes por dia. Ela come direitinho (as vezes até deixa sobrar um pouco), e não passa fome! Antes eu dava três vezes por dia, mas acho que ela ia acostumando com a comida sempre no pratinho, e não dava muita bola, chegava a comer menos.

Eu tenho daqueles medidores de ração aqui em casa, um copinho com as medidas, e é ótimo pra saber quanto ela está comendo. Então eu sei quando ela está com muito ou pouco apetite!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos