Papo de gato

Um espaço para humanos discutirem seus donos, os gatos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Gatos se conhecendo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Gatos se conhecendo em Seg Abr 01, 2013 5:51 pm

Olá, pessoal, tudo bem? Sou novato no fórum e espero que esteja tudo "ok" nessa postagem, se não, peço desculpas.

Hoje eu quero tirar dúvidas sobre dois gatos que estão se conhecendo. Recentemente me mudei para a casa da minha namorada e ela tem uma gata (dois anos e meio mais ou menos a idade dela). A questão é que eu tenho um gatinho também (já castrado, 8 meses de idade) e a gente está tendo problemas para acostumar um com o outro.

Inicialmente nós deixamos os dois separados, permitindo que eles se vissem de longe só por uns segundos, nos primeiros cinco dias. Seguindo instruções que vi na internet, nós trocamos eles de quartos algumas vezes na esperança de que se acostumassem com o cheiro, e de fato eles se tornaram menos agressivos um com o outro.

Sendo assim, eles estão já acostumados com o cheiro um do outro e parece que aos poucos eles estão se aceitando, o estado atual é o seguinte: O gatinho praticamente não mostra mais agressividade, eu percebi isso porque inicialmente ele ficava com os pelos eriçados, as costas arqueadas e a orelha abaixada, e atualmente ele raramente apresente algum comportamento agressivo dessa forma. Por outro lado a gata está bem relutante, em geral quando eles se vêem o gatinho tenta se aproximar, curioso, julgo eu, e ela fica se afastando dele até que ela chega em um canto qualquer, nesse ponto eles ficam basicamente se encarando eternamente, e se o gatinho se aproxima demais ela faz aquele silvo agressivo.

Como os sinais de agressividade estão diminuindo fiquei otimista, outra coisa que percebi é que parece que eles ficam mais à vontade se a gente não ficar muito próximo, principalmente a minha pessoa (risos). Minha teoria é que como eu sou MUITO ligado ao gatinho, e ele a mim, a gata se sente em desvantagem quando estou próximo, mas ele por outro lado fica bem mais calmo.

Enfim, a situação é essa. Colocando esses problemas de lado, achei bem interessante como eles se comportam, principalmente quão sensíveis eles são. Minha próxima meta é me aproximar mais da gata, só que como ela já é velha, e como o pessoal não tinha um relacionamento muito próximo com ela (pelo menos não tanto quanto o gatinho e eu) estou tendo dificuldades.

Então, comentários, dúvidas, etc?

EDIT: só esqueci de mencionar que hoje é o décimo dia desde que a mudança foi feita.

Ver perfil do usuário

2 Re: Gatos se conhecendo em Ter Abr 02, 2013 11:35 am

Nossa, Rodrigo... eu tenho TANTA coisa para falar que queria poder só ditar para o computador transformar tudo em texto. rs. Estou um pouco atarefada nesse momento, mas daqui a pouco venho aqui para postar minha resposta gigantesca. Wink

Ver perfil do usuário

3 Re: Gatos se conhecendo em Ter Abr 02, 2013 5:02 pm

Voltei!

Rodrigo,

acho que o mais difícil você já fez: teve paciência de fazer a introdução aos poucos, rotacionou os espaços que eles ocupavam etc. Agora, acho que são mais os pequenos detalhes que podem ajudar a que eles se acostumem de vez um com o outro.

Eu me mudei há cerca de três semanas e tomei todo o cuidado de levar meus dois meninos só no final do dia, depois que toda a confusão de chegada das caixas tinha acabado. Mesmo assim, estar em uma casa nova foi muito estressante para o Renoir: ele, que sempre foi ultra carinhoso com o Tutu, começou a sibilar para o irmão e começou a bater feio nele. Eu entrei em pânico absoluto, claro.

Fiz o mesmo que você (separei, rotacionei etc), mas o que parece realmente ter ajudado foram outras duas táticas até bem simples. A primeira: pegue uma meia limpa e passe no seu gatinho. Esfregue bastante, passe no pêlo e, principalmente, no focinho, boca e dentes. Depois, você vai colocar essa meia junto da comida da gatinha. Para isso dar certo, o ideal é você fazer isso quando der alguma coisa que ela goste bastante (eles costumam ficar loucos com sachê da Whiskas). Pode ser que ela sibile para a meia, mas isso vai ajudar que ela associe o cheiro do gatinho com uma coisa da qual ela gosta muito.

Mas acho que o que mais ajudou a acabar com a animosidade entre eles foi brincar. Eles têm algum brinquedo favorito? Lá em casa eu tinha uma daquelas varetas com bichinhos na ponta e eles amavam (amavam tanto que conseguiram quebrar o brinquedo semana passada). Eu e meu marido começamos a brincar com eles usando a vareta e voilà! Renoir ainda chegou a dar uns tapinhas no Tutu durante a brincadeira, mas isso logo passou.

Enfim, essas são as minhas dicas. Espero que ajudem! Smile

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: