Papo de gato
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Papo de gato

Um espaço para humanos discutirem seus donos, os gatos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Mãe de gato por Martha Medeiros

+2
louise_araujo
Izzie_Goes
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Mãe de gato por Martha Medeiros Qua Abr 18, 2012 4:23 pm

Izzie_Goes

Izzie_Goes

Só para quem entende!!!

Mãe de gato
Martha Medeiros - Publicado originalmente no Jornal de Santa Catarina

Há dois anos, adotei um gato de rua. Batizamos de Nero e hoje ele faz parte da família. De três em três meses, levamos o Nero pra revisão, o que significa, basicamente, tomar banho e cortar as unhas. Todos os funcionários da clínica já o conhecem. Da última vez, liguei para marcar hora pra ele e me anunciei.

– Aqui é a Martha, mãe do Nero.

Mãe do Nero? Sou mãe da Julia e da Laura, não sou mãe do Nero. Antes, me anunciava como dona do Nero. Mas não soava bem. Há uma certa arrogância em se proclamar dona de um ser vivo. Muitos compram um mascote como compram um relógio ou um liquidificador, e somos proprietários daquilo que adquirimos, mas eu não adquiri o Nero. Então troquei o “dona” por “mãe” e me senti patética, porem mais à vontade. Se mãe é quem cria, sou mãe.

Meu Deus, o que estou dizendo.

Sempre considerei exageradas as relações que algumas pessoas têm com seus bichos. Sei bem do amor que se sente por eles e a triste dor da perda quando eles morrem, mas nunca compactuei com uma certa histeria politicamente correta que faz com que se force a barra no protecionismo. Semana passada, escrevi aqui sobre a diferença entre existir e viver, usando a fissura pela internet como exemplo de alienação, e lá pelas tantas disse que minhas filhas também eram vidradas na web e só dando com um gato morto na cabeça delas para fazê-las entender que a vida acontece fora das redes sociais. Pra quê. O “gato morto” passou a ser o assunto principal da crônica, houve quem não perdoasse eu ter feito alusão a uma cena de desenho animado. Como é que levam a sério uma bobagem dessas?

As pessoas podem escolher as causas pelas quais querem lutar, e é importante que todas as boas causas arrebanhem defensores, incluindo aí as causas em defesa dos animais. Mas que não se perca a leveza. No dia-a-dia, usamos um sem-número de expressões que são apenas reforços de linguagem – nenhum torcedor pensa mal da mãe do juiz, ninguém planeja de fato esganar o ex-namorado, mas a gente diz isso a torto e direito só pra se divertir, extravasar, senão a vida fica certinha demais.

Reconheço que bichos costumam cumprir o que muita gente não cumpre: ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. E salvam inúmeros solitários da depressão absoluta. Daí a nos ofendermos com “atirei o pau no gato” ou nos intitularmos mãe e pai deles, é um exagero.

Não sou mãe do Nero. Nem sua dona, que gato não tem dono, nasce e morre independente, dono de si mesmo. Eu apenas o alimento, o protejo, o acaricio, brinco com ele, às vezes me subordino a ele, fico meio boba com sua beleza, me preocupo com seu bem-estar e o chamo de bebê muito antes da Christiane Torloni massificar o termo.

– Sim, mãe do Nero, a própria.

2Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Qua Abr 18, 2012 5:56 pm

louise_araujo

louise_araujo

E olha que eu nem gosto da Martha Medeiros. Mas gostei do texto. Smile

3Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Qua Abr 18, 2012 10:03 pm

nicemara

nicemara

E olha que eu nem gosto da Martha Medeiros. Mas gostei do texto.[2]

4Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Qua Abr 18, 2012 10:50 pm

Garbino



adorei o texto! =D

5Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Qui Abr 19, 2012 8:51 am

Izzie_Goes

Izzie_Goes

ela acerta....uma vez por ano! rsrs

6Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Sáb Abr 28, 2012 1:13 am

dricobo

dricobo

louise_araujo escreveu:E olha que eu nem gosto da Martha Medeiros. Mas gostei do texto. Smile

nicemara escreveu:E olha que eu nem gosto da Martha Medeiros. Mas gostei do texto.[2]

[3]

7Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Dom Abr 29, 2012 8:39 pm

larissazp

larissazp

E olha que eu nem gosto da Martha Medeiros. Mas gostei do texto.[4]

8Mãe de gato por Martha Medeiros Empty Re: Mãe de gato por Martha Medeiros Dom Abr 29, 2012 9:08 pm

louise_araujo

louise_araujo

Já sei onde não vou arregimentar adeptos para um forum sobre a Martha Medeiros

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos