Papo de gato
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Papo de gato

Um espaço para humanos discutirem seus donos, os gatos


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Doença Estranha - Ajudem-me por favor!

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Doença Estranha - Ajudem-me por favor! Empty Doença Estranha - Ajudem-me por favor! Ter Mar 04, 2014 1:00 pm

Cat Lover



Olá,
Tenho 15 gatos. Gosto muito deles! Eles são a alegria da minha vida!
No entanto, morreram três gatos nos últimos dias de uma doença que o veterinário não conseguiu identificar. Eles começaram a ficar tristes e parados e eu dei-lhes um antibiótico chamado Synulox que foi receitado pelo veterinário. No dia seguinte eles recusaram-se a comer e morreram em poucas horas. Não tiveram mais nenhum sintoma. Reparei que um deles tinha baba na boca, mas os outros nem isso tiveram.
Os gatinhos estão todos juntos num jardim vedado com rede e portanto tiveram contacto com os gatos doentes. Tenho medo que também venham a desenvolver a mesma doença.
Ajudem-me por favor! Sabem que doença é esta? Sabem o que se pode fazer para a prevenir, para que os outros gatos não a tenham e morram? Fico à espera das vossas respostas. Obrigada!

louise_araujo

louise_araujo

Oi, Cat Lover!

Em primeiro lugar, meus pêsames pelas suas perdas. A gente sabe o quanto é triste perder um gatinho, quanto mais tantos assim de uma vez. Sad

Outra coisa é que infelizmente os outros gatinhos podem sim ter se contaminado. Gatos são muito, muito sensíveis e conviver em um mesmo espaço com outros animais doentes pode facilitar o contágio - principalmente se for algo transmissível pelo ar. Eu não conheço esses sintomas que você está listando, mas se o vet não conseguiu identificar a doença, não seria melhor tentar uma segunda opinião? =/

De qualquer forma, vamos esperar e ver se mais alguém daqui consegue ajudar! Estamos na torcida!

nicemara

nicemara

Olá

Também sinto muito, é horrível perder um filhote, ainda mais sem saber o que aconteceu ao certo.

Não tenho como especular demais, porque você não citou muitos detalhes, sobre quanto tempo eles apresentaram algum tipo de sintoma ou comportamento diferente antes de você procurar o veterinário e ele receitar esse remédio. Concordo com a Lou, de buscar uma segunda opinião, ou solicitar exames complementares - mesmo após a morte - pra tentar identificar o que houve, assim você pode saber melhor como agir com os demais, caso seja alguma doença transmissível.

A baba pode ser sinal de qualquer coisa, pois a gente sabe que ingerir algo diferente pode fazê-los salivar, então depende muito de outros sintomas pra ter ideia se tem alguma ligação ou não.

A primeira vez que li o seu relato, imaginei que se isso tudo se deu num período muito curto - comportamento estranho e morrerem sem mais sintomas - que poderiam ter ingerido algo tóxico...

Sugiro mesmo você procurar o veterinário para investigar melhor tudo. Espero que fique tudo sob controle.

Cat Lover



Obrigada pela vossa atenção e pelo vosso apoio.
Tudo aconteceu em três dias: no primeiro dia, reparei que eles estavam mais tristes e parados do que o normal e imediatamente dei-lhes o antibiótico misturado com um pouco de carne moída. No dia seguinte, eles recusaram-se a comer a carne com o antibiótico, consegui meter na boca de um deles mas do outro já não consegui. No terceiro dia de manhã chamei o veterinário porque não conseguia de maneira nenhuma dar-lhes o antibiótico e ele deu-lhes injectado. Ao início da tarde um deles tinha morrido. Ao fim da tarde, morreu o outro.
Não tiveram mais nenhum sintoma. De início, chamou-me a atenção estarem mais tristes e parados do que o habitual. Depois foi não comerem. Tal como tinha referido, um deles tinha baba na boca, o outro não tinha. Também pensei na hipótese de envenenamento. Eles estão num jardim com próteas, duas das quais estão secas. Haverá alguma possibilidade de as próteas serem tóxicas para os gatos? Fora isso não há possibilidade de terem sido envenenados.
Também gostaria de perguntar: acham que pode ter tido alguma ligação com a alimentação? Costumo dar-lhes ração e sopas de pão com leite com comida enlatada misturada.

Cat Lover



A terceira gatinha morreu uma semana antes deles. Foi bastante diferente. Esteve doente durante uma semana e meia. O primeiro sintoma foi andar com dificuldade. Tinha uma postura diferente, com as costas arcadas. Quando pegava nela, ela queixava-se com dores. Chamei de imediato o veterinário, que a examinou e não descobriu nada. Ela estava aparentemente bem. Durante uma semana ela foi melhorando, mas comendo sempre muito pouco - cerca de 30 g de comida enlatada e 15 biscoitos por dia. Uma semana depois ela melhorou de repente. Deixou de ter dores, começou a andar bem e ganhou energia. Ficou normal, tal como ela era antes. No dia seguinte, ela recusou-se a comer e notei que a respiração estava alterada. Voltei a chamar o veterinário, que desta vez me disse que o prognóstico era reservado. Fez-lhe um raio-X e detectou que o seu fígado estava maior do que o normal. Receitou o antibiótico, que ela foi tomando com a comida enlatada e com fiambre. No dia anterior a ela morrer, chamei outro veterinário, pois ela recusava-se a tomar o antibiótico, que lhe deu duas injecções: uma de antibiótico e outra de vitaminas. Sem lhe fazer qualquer exame, olhou para as patinhas dela e disse que estavam amarelas. Disse que ela tinha icterícia, que devia ter sido causada por uma lipidose hepática. No dia seguinte ela tinha morrido.
Os sintomas não são parecidos com os dos outros gatos, mas os veterinários também não souberam a doença que ela teve. Só souberam que ela sofreu de lipidose hepática, que foi um efeito da outra doença. A lipidose hepática, pelo que me explicaram, traduz-se num aumento do tamanho do fígado devido à não ingestão de alimentos. A outra doença é que fez com que ela perdesse o apetite e deixasse de comer. Suspeito que tenha sido da mesma doença silenciosa de que os outros dois gatinhos morreram, contudo acho que ela, por ser mais forte, aguentou mais tempo e desenvolveu a lipidose hepática, enquanto que os outros sucumbiram em três dias apenas. Gostaria também de saber a vossa opinião sobre este caso.

louise_araujo

louise_araujo

Olá, Cat Lover!

Bom, pelo que pesquisei você pode ficar tranquila em relação às próteas. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa planta, mas nessa lista (http://www.minitaly.com/floppy/txt/Plants_and_Cats.htm) ela aparece como segura para os gatinhos (está no segundo quadro, no fim da página).

Uma coisa que achei curiosa é o diagnóstico que esses veterinários estão fazendo. Baseado em que eles estão receitando antibióticos? Até onde sei, o uso de antibióticos é feito para debelar infecções - o que só pode ser diagnosticado a partir de exames de sangue. Se não foram feitos hemogramas, eles podem estar piorando o quadro dos gatinhos injetando um remédio extremamente forte sem necessidade. Mesmo em humanos não se deve fazer um ciclo antibiótico além do necessário, porque isso sobrecarrega o organismo e pode causar lesões no fígado. Não estou acusando ninguém, mas será que os antibióticos não podem ter piorado o quadro de algum dos gatinhos, que talvez estivesse padecendo de algum outro mal não diagnosticado?

Quanto à alimentação, não é saudável misturar muitos tipos de comida. Você pode dar ração e comida enlatada (que imagino que sejam aqueles patês próprios para gatos), ou então oferecer alimentação natural - que é o que eu faço. Meus gatos não comem ração há mais de 2 anos, dou apenas carnes, ossos e vísceras. Mas é ou um, ou outro. Oferecer carne e ração ao mesmo tempo pode provocar uma sobrecarga proteica e isso trará problemas.

Só para esclarecer: não creio que misturar os tipos de comida tenha sido a causa das mortes - apenas estou dizendo que é algo que pode trazer malefícios a longo prazo.

De qualquer forma, você tem o hábito de dar carne crua para eles? Aqui em casa eu só dou a carne crua, mas faço uma profilaxia com ela antes - ou seja, deixo congelada por 3 dias no freezer antes de oferecer a eles. Isso ajuda a minimizar os riscos de contaminação. Há muitos anos, quando eu ainda não sabia de nada disso, dava muitas manjubinhas cruas para um gato que tinha. Ele adorava e eu não sabia que precisava fazer o congelamento. Resultado: um dia ele teve uma infecção estomacal seríssima e precisou tomar diversas injeções por quase 20 dias. Se antes de ficarem doentes eles tinham o hábito de comer carne crua, talvez seja algo para se considerar.

Quanto à lipidose hepática, realmente ela é uma doença muito severa para os gatos. É muito importante conseguir que os gatos comam pelo menos um pouquinho por dia, porque a partir de 24h de jejum eles podem desenvolver esse problema. Ao contrários dos cães, que até se beneficiam de um jejum mais prolongado, os gatos têm um organismo muito sensível à falta de alimento.

Vou continuar pesquisando para ver se descubro mais alguma coisa, e desejo toda sorte do mundo enquanto isso. Muita força para você e seus bichanos!

Cat Lover



Muito obrigada pela sua atenção, Louise.
O antibiótico foi receitado como "tratamento paliativo" uma vez que o veterinário não conseguiu identificar a doença que os gatinhos tinham.
Não tenho por hábito dar carne crua aos gatinhos. A carne moída que referi era cozinhada e dei-a como petisco para eles tomarem o antibiótico mais facilmente, pois eles tinham falta de apetite.
Por agora os meus bichanos estão todos bem-dispostos. Pode ser que não aconteça mais nada, no entanto quero estar prevenida para actuar logo no início e evitar mais desfechos tristes.

marco_ags



Aproveitando o gancho deste tópico, primeiramente sinto muito pela perda! Sad

Peço a ajuda de todos, também, para uma possível identificação deste episódio.



Ele tem 1 ano de idade, esta vacinado. Ja passou por um neuro e não foi contastado nenhuma anomalia.

Inclusive o vet. pediu para gravar este vídeo e enviar para ele. A principio ele diagnosticou como eplepsia parcial, porém, ao ver o video ele não confirmou.

Voces conhecem algo do tipo? Tem alguma informação que me pode ser útil?

Esses episódios ocorreram 3X, num intervalo de aprox. 5 dias.

Ele nao sai de casa, pois moramos em AP, logo, não tem contato com outros animais.

Por favor, me ajudem!

Obrigado!!!

louise_araujo

louise_araujo

Oi, Marco!

Olha, eu não sou vet e portanto posso estar falando besteira… mas você já considerou a hipótese de isso ser comportamental? Óbvio que pode sim ser alguma doença de fundo neurológico ou mesmo muscular, mas me pareceu uma agitação bastante similar à de um filhote que esteja cheio de energia e não sabe o que fazer com ela. Um dos meus gatinhos é assim até hoje: de vez em quando, ele sai correndo e miando como se estivesse sentindo dor ou algum incômodo, mas basta a gente começar a brincar com ele para isso passar.

Não estou fazendo pouco caso do problema dele, viu? É só mesmo para esclarecer, pois não sei mais detalhes, de como foi que isso começou etc. Por exemplo: ele (que aliás, é lindo!) foi castrado com que idade?

Abraços!

nicemara

nicemara

Cat lover,

acho que a Louise comentou tudo que eu comentaria. É muito importante mesmo não deixar que eles fiquem em jejum prolongado, pois é complicado reverter o quadro de lipidose hepática se não houver diagnóstico acertado a tempo. Espero mesmo que não aconteça mais nada desse tipo, pois nem imagino o quanto é difícil. =/


Oi, Marco
eu mostrei o vídeo pra uma veterinária que conheço. Ela comentou que pelo movimento que a gente vê na pele/pelo nas costas, ele pode ter algum parasita. Tem algum tempo que você fez um combate anti pulga? Sobre o comportamento, concordo com a Louise, fazê-lo se exercitar - brincadeiras - para extravasar a energia - e continuar observando se algo mais acontece. Avisa a gente, por favor.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos